Leia Mulheres Campinas: fascismo e colonialismo são os temas do encontro de outubro

O próximo encontro do Leia Mulheres em Campinas acontece na próxima segunda-feira, 22 de outubro, às 19h30 no teatro da Livraria Cultura do Shopping Iguatemi. Adua, livro da italiana Igiaba Scego, publicado pela editora Nós, propõe um debate interessante sobre fascismo e colonialismo.

A autora, filha de imigrantes somalianos, apresenta a história de Adua, uma somali que sonha com o mundo das estrelas de cinema, uma realidade bem diferente da sua. Para realizar seu ingênuo sonho de se tornar atriz, procura italianos que fazem todo o tipo de tráfico nos anos 1970 em Magalo, sua cidade natal. A história de Adua, no entanto, não é a única marcante neste livro. O leitor, que é levado de forma alternada e atemporal pelos capítulos, também conhece a história de Zoppe, pai de Adua, que trabalhara como intérprete multilíngue para os militares fascistas na Roma da década de 1930.

“O fantasma do fascismo, a opressão que é comum em nossa sociedade patriarcal, a truculência de quem não é digno da autoridade que exerce – tudo isso se encontra neste texto. E o leitor faria bem em notar que a experiência de Adua não é mero documento dos horrores do passado. Neste começo do século XXI, em que estão cada vez mais numerosas as vozes clamando por uma volta ao passado, Adua chega para lembrar-nos da ingenuidade de tal posicionamento e da barbárie dos ídolos de outrora (até, às vezes, os bem-intencionados). Numa época em que a imagem reina como nunca antes sobre a sensibilidade coletiva, a história de Adua revela o perigo inerente à nossa suscetibilidade a esses estímulos”, apresenta Eric M. B. Becker, quem assina a breve introdução à obra.

Vamos conversar sobre Adua? Nos vemos lá!

Confirme presença no evento clicando aqui.

Deixe seu comentário pra gente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s