Primeira livraria especializada em autoras negras inaugura loja física em São Paulo

Neste sábado, 09 de dezembro, a bibliotecária Ketty Valencio inaugura a loja física da Livraria Africanidades, criada para ampliar o acesso à literatura feita por mulheres negras. Com uma proposta inédita no Brasil até então, a livraria conta com um acervo de 200 títulos difentes, dispostas estantes que carregam divisões como feminismo, ficção, não ficção, poesia, religião, nacionais, ciências sociais, entre outras. A sede foi batizada de “Lá do Mato” e também terá o objetivo de criar um espaço colaborativo para mulheres empreendedoras.

“Nossa intenção é a celebração, já que criar um espaço de acolhimento e fortalecimento é uma forma de resistir. A maioria dos espaços em que sempre estamos é de dominação masculina e queremos o oposto: o espaço trará segurança para que possamos realizar atividades juntas, favorecendo a autonomia e o protagonismo”, explicou Ketty Valêncio. 

Durante a inauguração, que acontece a partir das 14h, haverá um cortejo com o grupo de coco Semente de Crioula, um bate-papo seguido de performance e sarau, uma oficina de banho de ervas, o lançamento do romance “Bará – na trilha do vento, da escritora Miriam Alves, e um bate-papo com a consultora Fabiana Piasentin. O espaço ainda contemplará uma feirinha com expositoras convidadas, como Eparrei, Heróicas, Nene Surreal, Ana Requião, Ami Ateliê, Belo Câmi, e flash tattoo.

Para a proprietária Ketty Valencio, a inauguração da livraria, que já existia virtualmente, é também uma forma de fazer política. “É algo inconsciente e pensando na minha trajetória de vida, lembro que eu só queria vender uns livros escritos por autores e autoras negras. Parece simples e ao mesmo tempo é algo que as pessoas acham revolucionário. Estou reivindicando a minha representatividade”, enfatizou.

Serviço
Inauguração espaço Lá do Mato + Livraria Africanidades
09 de dezembro das 14h às 20h
Rua Aimberê, 1.158, Perdizes – São Paulo, SP
Informações: http://www.livrariafricanidades.com.br/

Um comentário sobre “Primeira livraria especializada em autoras negras inaugura loja física em São Paulo

Deixe seu comentário pra gente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s