O que eu gostaria que minha melhor amiga esperasse de um relacionamento

(Dedico este texto a todas as minhas amigas, minhas leitoras e a mim mesma)

Amiga, sei que já conversamos mil vezes sobre suas crises amorosas e sei que mais um conselho pode até ser demais, mas não posso evitar. Na realidade, não estou aqui para te dar conselho algum, só para desabafar sobre o que eu tenho visto nos últimos tempos. É claro que eu não posso escolher com quais pessoas você se relaciona (embora muitas vezes eu lamente já prever tal relacionamento vai acabar sendo muito nocivo a você), por isso eu continuo sempre aqui. Meu papel, como sua melhor amiga, é esse: acolher você e seu relacionamento atual, esteja ele dando certo ou não.

Eu sei que você sabe que eu estou sempre aqui nas horas de alegria ou de tristeza para te ouvir, aconselhar, fazer planos e traçar estratégias – sejam de construção ou de fuga. Estou aqui e sempre estarei (não esquece!), mas eu queria que você prestasse um pouco mais de atenção a tudo o que está acontecendo ao seu redor. Agora meu coração pede para que te fale algumas coisas que talvez ainda não tenha dito.

Eu espero que os anos passem e que você tenha mais alegrias e conquistas para me contar do que problemas. Quero que o tempo faça com que eu chore mais de alegria com você do que de tristeza, porque sua tristeza também é a minha e muitas vezes eu não posso fazer nada para tirá-la de você – e isso dói. Dói porque você é uma parte de mim, minha melhor amiga, e eu quero que você construa realidades melhores para você mesma, porque você não merece nada menos do que as melhores coisas.

Talvez, ao  ler este texto, você pense que essas coisas que desejo a você não existem, que o relacionamento maravilhoso que falo não acontece com todo mundo, mas eu te digo: acontece sim e você precisa se dar a oportunidade de construir isso. Estou com você, sempre, para que você tenha força e intuição suficientes para querer – e buscar – estas mesmas coisas também.

Então, olha só: eu desejo que nos próximos dias, meses e anos, você repare mais nos pequenos detalhes antes de mergulhar de cabeça em algo duvidoso. Eu desejo que você não se deslumbre com coisas pequenas, porque você é grande demais para aceitar pequenas alegrias. (Lembra do lobo fantasiado de vovozinha?). Exija emoções intensas e alegrias imensuráveis de um relacionamento, porque eu sei que sozinha você consegue ser imensamente feliz, por isso não precisa aceitar alguém do seu lado diminuindo seu brilho nos olhos. 

Eu desejo que, ao entrar num relacionamento, você escolha estar com alguém gentil e leal. Alguém que aceite seus ciclos como mulher, que busque conhecê-los e que, a cada dia que passar, te ajude a desabrochar. Escolha e permita ser escolhida por alguém que compreenda o sagrado feminino que vive em você, que tenha respeito por seu corpo, por seus dias mais sensuais ou mais sombrios; e que escolha ser um só ser com você, tendo tanto respeito e admiração por você como tem por si.

Meu bem, eu desejo que você passe o resto dos seus dias construindo um relacionamento saudável: que ao invés de levantar a voz para ser ouvida, que vocês sempre sentem e conversem mansamente; que você encontre abertura com esta pessoa para expressar suas emoções, sentimentos e desejos, sejam eles quais forem; e que vocês sempre encontrem um meio termo, sem que ninguém precise ceder mais do que a outra pessoa, porque um relacionamento é muito mais sobre construção do que sobre retrocesso. 

Eu desejo intensamente que você desabroche e que compreenda, a cada novo dia, o que é significa ser mulher, segundo sua própria natureza. Que você descubra a sua verdade e que sua natureza inspire esta outra pessoa a viver da forma mais verdadeira possível. Que vocês criem um universo de verdade, amor e respeito que inspire outros casais a serem assim e a não aceitarem nada menos do que isso. 

Eu desejo, minha amiga, que você escolha passar o resto da vida com alguém incrível, e que não aceite menos desta pessoa simplesmente porque se apaixonou por alguém que não é tão bacana com você. (Não ache que “mas agora eu já estou apaixonada, não posso fazer nada” é justificativa para um relacionamento ruim). E eu espero também que você não aceite nenhuma atitude dominadora, porque o mundo já é difícil o bastante para uma mulher, então você não precisa trazer alguém assim para o seu próprio mundo. Saiba que seu mundo você mesma pode construir.

Eu não estou dizendo que vocês não terão dias ruins, situações difíceis e possíveis crises. Mas digo que se elas existirem, que seja apenas problemas de alinhamento de uma convivência a dois (ou de quantas pessoas você esteja construindo esse relacionamento). Eu desejo que você enxergue tudo isso o que espero de você e que busque com todo o seu coração um relacionamento feliz. Por favor, entenda que se não for pra ser feliz, você pode muito bem ficar sozinha e passar o resto dos seus dias de forma alegre e intensa, sem os tormentos que uma pessoa ruim possa trazer.

Por fim, meu bem, eu desejo que você tenha coragem. Desejo que tenha coragem de enxergar exatamente onde está agora e me responda: é onde gostaria de estar? Se a resposta for “não” ou “não sei”, tenha coragem de seguir em frente, rumo ao lugar onde gostaria de estar. A gente sabe mudanças, términos ou reconstruções doem, mas a idade nos trouxe maturidade suficiente para saber que tudo passa e que não se morre por amor. A gente morre por dentro, a cada dia que passa, por desperdiçar nossa energia, tempo e vida insistindo em estar ao lado de alguém que não te valoriza, que não te exalta, que faz de você um acessório para os próprio planos ao invés de enxergá-la como um universo feminino a ser respeitado, honrado e exaltado. A gente morre quando deixa de dar atenção aos nossos próprios sonhos, vontades, chamados em detrimento às vontades do outro. Não ache que suas necessidades são menos importantes, porque não são.

Pode ser que hoje você acredite estar vivendo algo maravilhoso, mas depois descubra que não estava, e tudo bem. Não se sinta culpada ou temerosa por, de repente, perceber que chegou a hora de mudar. Às vezes, pode ser também que você até saiba que a hora já chegou, mas que você ainda não consegue. E está tudo bem também, porque todas nós temos nosso próprio tempo. Mas, como eu disse, eu estou aqui para te acolher e respeitar – e é exatamente isso que você faz comigo todas as vezes. Por favor, só não esquece que eu estou aqui e que nessa busca você não está sozinha. 

Um comentário sobre “O que eu gostaria que minha melhor amiga esperasse de um relacionamento

Deixe seu comentário pra gente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s