“Todos podem ser Frida”: uma explosão de cores, diversidade e acessibilidade que chega ao SESC Campinas neste domingo

 

Uma coleção de roupas, acessórios, flores e cenários que se convertem há 4 anos em cores, expressões, reflexões e diversidade. Assim é o projeto Todos podem ser Frida: uma explosão de mais de 3 mil fotos produzidas e expostas em mais de 15 cidades dentro e fora do Brasil, incluindo Itália, Inglaterra e México. Fruto do trabalho da publicitária Camila Fontenele, o projeto chega neste domingo, 27 de novembro, ao SESC Campinas, interior de São Paulo, das 11h30 às 17h30. (Para ver a página do evento no Facebook, clique aqui)

img_7836

Foto do projeto Todos podem ser Frida. Créditos: Camila Fontenele

O projeto, que nasceu de uma intenção de oferecer ao público uma interpretação pessoal e poética da artista Frida Kahlo, contou no início com cinco ensaios sobre alguns fragmentos da vida da mexicana – Frida por inteiro, O amor de Frida, As cores de Frida, A dor de Frida e O aborto de Frida. Para essas fotos, Camila utilizou a figura masculina travestida, uma referência ao hábito de utilizar trajes masculinos da artista. “Às vezes para quem vê de longe uma foto de uma pessoa vestida de Frida Kahlo, talvez ache carnavalesco. Porém, existem questões muito mais densas tratadas nesse processo, como diversidade de gênero, acessibilidade… Costumo dizer que o projeto se chama Todos Podem Ser Frida, mas a intenção é que as pessoas possam ter força de serem o que quiserem, de praticarem a empatia e de não terem medo de conhecer o outro de forma mais intensa, um mergulho profundo”, explica.

Agora, a segunda parte do projeto, que chega a Campinas, apresenta um mini estúdio fotográfico com uma equipe de fotógrafos e maquiadores que transformam os visitantes em Frida Kahlo e os retratam em um fundo de chita. É uma experimentação social que permite autoconhecimento e empatia com a figura da artista. “Leva-se cerca de 15 minutos entre a caracterização e a fotografia. A mágica para mim ocorre antes do registro, pois o participante se permitiu trilhar outros caminhos diante do autoconhecimento. Vejo como uma troca”, define Camila.

img_1327_8

“Eu queria fazer algo que tivesse uma interpretação pessoal e poética, não somente estética”, diz a criadora do projeto. Créditos: Camila Fontenele

Os visitantes que passam pelos eventos de Todos podem ser Frida e se interessam em participar devem assinar um termo de autorização de  uso de imagem, pois as fotografias produzidas são sempre publicadas na página do projeto no Facebook e também podem ser escolhidas para divulgações e exposições. No entanto, caso não queiram participar, podem apenas assistir e conversar com a equipe.

Camila Fontenele recebeu em 2013 o Mérito Artístico Cultural do Ministério da Cultura no grau de artista fotográfica por Todos podem ser Frida e também uma Menção Honrosa através do Prêmio Flávio Gagliardi Artes Plásticas, promovido pela Secretaria de Cultura da Prefeitura de Sorocaba, interior de São Paulo. Além da divulgação do projeto, neste ano Camila também se dedica a escrever um livro sobre ele.

Como o próprio nome do projeto declara, todos os participantes podem ser Frida e podem ter experiências com a artista, mas para Camila o nome afirma algo ainda mais profundo. “Todos Podem Ser Frida pela força, arte, dor, amor, vivência, desconstrução e construção, permissão, escolhas, enfim, os caminhos que nos ligam ao outro, sendo Frida Kahlo ou não, é enorme. Cada pessoa que participa deixa um pouco de si e chega um momento que, além da história de Kahlo, também estou contando histórias de pessoas comuns”, conclui.

img_7420

Todos podem ser Frida estará no SESC Campinas neste domingo (27) das 11h30 às 17h30. Créditos: Camila Fontenele

Deixe seu comentário pra gente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s